1. Brasil
  2. Cultura
  3. Sociedade

A principal finalidade da educação superior

15 de novembro de 2017 - 17:13:58

Quando não temos consciência das origens históricas dos nossos hábitos e julgamentos cotidianos, tornamo-nos escravos da sociedade presente, dando valor de coisa eterna, absoluta e imutável ao que é temporal, relativo e transitório. A principal finalidade da educação superior é libertar o ser humano dessa prisão, ensinando-o a pensar, julgar e sentir na escala da humanidade, primeiro, e na da eternidade, por fim.

A maior parte das sociedades que existiram em outras épocas tinha consciência de ser uma forma transitória, um caminho para a eternidade. A total escravidão à sociedade presente só é possível quando perdida toda noção de etermidade.

Curso universitário, no Brasil, é EDUCAÇÃO INFERIOR.

  • marcelo almeida

    Quanto mais livre se quer ser, mais escravo de si mesmo o homem se torna.

  • Osvaldo Pereira Júnior

    Por isso o sujeito prefere comprar uma caixa de cerveja do que um livro.

    • Newton (ArkAngel)

      Hoje em dia, para a maioria das pessoas, o único e exclusivo critério para a escolha de uma carreira, ou optar por fazer uma faculdade é o retorno financeiro. A excessiva regulação estatal faz com que as universidades sejam uma fábrica de diplomas, e os diplomas tornaram-se meramente um documento que permite às pessoas exercerem tal ou qual profissão.

      • Osvaldo Pereira Júnior

        Acabei de adquirir o livro best seller Pai Rico&Pai Pobre sobre educação financeira e uma das coisas que ele diz é exatamente o fato de que educação superior não é garantia nenhuma de se obter riqueza.

        Você pode muito bem conseguir o sucesso sem curso superior e ganhando relativamente pouco. Basta ser inteligente na hora de investir.

        Tá cheio de pobretão com diploma por ai e cheio de gente que conseguiu o sucesso sem nunca ter pisado em uma universidade antes.

  • Evelyn Petter

    Curto e grosso, pronto! Quem quiser, que entenda.

  • Odilon Rocha

    Eu compro, primeiro, o livro. Depois, abro uma geladinha, só uma, para relaxar, e me deleito lendo. Muito bom.