1. Cultura
  2. Sociedade

Minha comunidade de estudos não existia

22 de janeiro de 2018 - 17:39:11

“Em última análise, a única ambição inocente de um erudito — diz Mircea Eliade — é ser lido fora da sua comunidade de estudos.” No meu caso, essa ambição se realizou com a maior facilidade, pelo fato de que aquilo que deveria ter sido a minha “comunidade de estudos” simplesmente NÃO EXISTIA. Praticamente todos os autores e temas que estudei ao longo da vida eram TOTALMENTE DESCONHECIDOS pela comunidade acadêmica que teria a obrigação de conhecê-los. A tremenda humilhação que essa gente sofreu ao ver um público de “leigos” passar na frente dela por meio das minhas aulas e livros é um crime que ela jamais me perdoará. O único consolo que resta a essa corja de picaretas e incapazes é assumir pose de superioridade, tão forçada que me leva às lágrimas, e ver se com isso engana pelo menos a uma parte da platéia.

  • marcelo almeida

    Os pseudointelectuais brasileiros citam de cor e salteado todos os grandes nomes do passado, mas são absolutamente incapazes de pensar pela própria cabeça.
    Eles pensam que memória é inteligência, mas a capacidade de discernimento é o principal atributo da inteligência.

  • Histor Souza

    O senhor, Olavo, pode já gozar em vida os frutos imortais da imortalidade de um verdadeiro erudito. Há 38 anos nesse dia minha mãe me tirou do conforto do teu útero, mas só nasci verdadeiramente em dois eventos, o primeiro quando conheci o Senhor Jesus, o outro, quando conheci você, Olavo. Jesus me salvou da condenação eterna e através de você educou minha inteligencia.

    • Fabrício Lima

      Parabéns pelo reconhecimento e gratidão demonstrada no comentário.

      • marcelo almeida

        Parabéns mesmo!

      • Histor Souza

        Obrigado, Fabrício. E quantos brasileiros compartilham dos mesmos sentimentos! Milhões anônimos dos quais o circulo profano da pseudo intelectualidade não é digna.

        • Fabrício Lima

          Verdade. Eu sou um desses brasileiros.

    • Otavio

      Parabéns, Histor ! Foi um depoimento sincero de reconhecimento de um Filósofo de Verdade, que é o nosso querido Olavo de Carvalho.

  • Felipe Toget

    Até sobre si ele consegue falar sem ser pedante.

  • Osvaldo Pereira Júnior

    É impressionante o que o professor Olavo fez na minha vida. A 10 anos atrás eu era um comunistinha safado de merda. Hoje eu não somente sei o que se passa no mundo como voltei a ser católico graças a ele.

    A dívida moral que eu tenho com esse homem é simplesmente impagável.

    • Otavio

      Eu também, Osvaldo. Eu também tenho uma dívida moral enorme com o prof. Olavo.

  • Rafael

    Que autoestima da porra.

    • Gustavo Costa de Oliveira

      pra vc ver.. não é pra qualquer um

      ora, lege, lege, relege, labora et invenies

  • Tony Clusters

    Faço minhas as palavras do Osvaldo Pereira Jr. A minha dívida também para com o mestre Olavo é impagável. Aliás, foi o mestre Olavo quem nos conduziu antes de qualquer outro a: Chesterton, Misses, Vöergelin, Frankl, Zubiri, Guénon, Girard, Böhm-Bawerk, Scruton, Kirk, Pascal Bernardin e uma centena de outros mestres que nunca ninguém sequer ousou citar. Quem citava esses mestres antes do professor Olavo? Absolutamente ninguém! Só Olavo nos mostrou o caminho. Obrigado, professor!

  • Sebastião José da Silva

    Professor, o senhor já é uma lenda viva. Seus livros são, provavelmente, a melhor leitura (depois da bíblia) que eu poderia ter feito. Nem gosto de emprestá-los por medo que os danifiquem. Me tirou do analfabetismo. E se eu posso dizer que tenho um guru, este é o senhor. Parabéns! Deus te abençoe!

  • Francisco Carlos Siqueira Mour

    Tomei conhecimento do Olavo em 2002, ao ler um dos seus artigos no O Globo, foi desconcertante, até então, não tinha lido um texto jornalístico com tamanha qualidade e contundência, perguntei a mim mesmo, quem é essa pessoa tão acima dos demais escrevinhadores de jornal. A partir desse momento, a minha vida enriqueceu enormemente, valeu por muito mais de todos os meus cursos acadêmicos. Minha profunda gratidão pelo Professor e Filosofo Olavo de Carvalho.

  • Welington Silva

    Há 5 anos, era praticamente um ateu, não tinha a menor
    idéia do que acontecia no mundo e não conseguia entender o caos
    político, intelectual, social, sobre e o porquê do avanço das drogas e criminalidade no Brasil. Até que, certo dia, assistindo a porcaria de um vídeo do Pirulla descendo o cacete no Olavo de Carvalho por conta da questão do uso de células humanas em testes de produtos da Pepsi me fizeram procurar mais e mais informações sobre um tal de “Olavo de Carvalho”. Como sempre digo: agradeço o Pirulla pela propaganda que ele fez do Olavo. Em meio às trevas, encontrei a “Luz”.
    Quando descobri que havia um livro chamado “A Nova Era e a Revolução Cultural” que explicava e dava a luz sobre o que me afligia (aspectos que mencionei a pouco), disse a mim: é o que eu quero; vou comprar este livro. Desde então não me arrependi e, mais do que isto, o Olavo me fez ser um consumidor voraz de livros e mais livros, desligar a televisão (parem de me intoxicar com esta porcaria) e voltei novamente para a Igreja Católica, ao Cristianismo e à Deus.
    Em suma: me reinventei.
    Este anos, provavelmente no segundo semestre, entrarei no Seminário de Filosofia para buscar mais conhecimento. Como dizem: quanto mais conhecimento você obtém, mais humilde você é e menos você precisará de bens materiais para ser feliz. Bem, eu sinto e sou testemunha viva de que isto é verdade.
    Como digo: busca sempre sem mais, estudar mais, para ser mais !
    Abraço.

    • Fabrício Lima

      Wellington, gostei muito do seu testemunho. Muito bom. Parabéns ao Osvaldo também. Comentários sempre muito sensatos.

      • moodyxadi

        Testemunho, termo aprovado pelo mundo gospel e que realmente se aplica aqui.

  • Gustavo Silva

    Obrigado Jesus!

  • F.O.A

    Sou muito grato por conhecer o trabalho do Professor Olavo. Foi primeiramente por um vídeo do mídia sem máscara com o Prof Nasser ( outro mestre excelente ).
    Não cheguei a ser militante partidário ou totalmente alinhado a pensamentos esquerdistas, mas comprava o discurso EUA /Israel contra o mundo, as desigualdades etc.
    Deus abençoe seu trabalho Professor Olavo e que através dele, muitos mais apareçam para livrar este povo da corrente mental que por muito tempo os tem aprisionado.

  • Alemoon

    Sou bacharelado e sempre estudei, mas o que aprendi com Olavo em cinco anos, não aprendi em trinta estudando. O Olavo me salvou da ignorância. Obrigado mestre.

  • Charles Reis

    O True Outspeak me salvou da mediocridade

  • Odilon Rocha

    Parabéns a todas as postagens sinceras e elogiosas, merecidas pelo caríssimo Professor.
    Creio que muito mais pessoas, uma enorme gama de gente que busca o conhecimento e o entendimento do mundo deva à essa insigne personalidade um vasto aprendizado moral, como também no campo sociopolítico.
    Talvez o mais significante ( até mesmo intrigante ) e destacado efeito de suas observações, para a maioria, tenha sido o desmascaramento da ideologia socialista e sua farsa.
    O senhor não é o Cristo, mas curou muita cegueira e mentes abduzidas.
    Lhe sou eternamente grato, caro Professor, pelos seus enormes ensinamentos, advertências e conselhos.
    Em tempo: autoestima é diferente de orgulho e soberba.

  • Ricardo

    Eis um Homem!