1. Brasil
  2. Cultura

Questões para as quais não tenho resposta alguma

10 de agosto de 2017 - 16:40:18

Há algumas questões para as quais todo mundo tem alguma resposta definitiva, certa, irrefutável, e só eu não tenho nenhuma:

1 – Evolucionismo x espécies fixas.
2 – Heliocentrismo x geocentrismo.
3 – Terra esférica x Terra plana.
4 – Einstein x Tesla.

Não sinto nenhuma urgência de alcançar uma resposta para essas questões e, se morrer em estado de dúvida, não me sentirei nem um pouco desconfortável por isso. Sobretudo, estou perfeitamente consciente de que, se a espécie humana dependesse de mim para resolver qualquer desses quatro enigmas ou outros similares, ela estaria, para dizer como a Dilma, funhanhada.

No entanto. como algumas das opiniões a respeito desses pontos são majoritárias no meio acadêmico brasileiro e nesse meio as pessoas não gostam muito de mim, sistematicamente elas me classificam entre os defensores das teses minoritárias, daí concluindo que eu sou uma besta quadrada. Partindo dessa condenação sumária de opiniões que não tenho, consideram-se então dispensadas de conhecer as que tenho, e já as condenam todas sem necessidade de exame, sentindo-se, por isso, tremendamente científicas.

*

Quanto menos um sujeito conhece um assunto, mais ele se sente seguro de si ao repetir alguma opinião do que lhe parece ser “o consenso científico internacional”. Só há um problema: acreditar em consensos não é científico.

*

É uma imprudência acreditar em qualquer “consenso científico”, porque, ao longo da História, todas as teorias científicas triunfantes triunfaram contra algum consenso.

  • Alexandre Ávila

    Eu confesso que fiquei muito perturbado com a teoria da terra plana, principalmente depois de encontrar um vídeo no youtube de uma expedição científica brasileira da UFRJ que foi em pleno verão (de sol de 24h, segundo nos ensinam) e eis que surge uma noite escura, breu total. Além do mapa de gleason, que explica direitinho o movimento do sol na terra plana. Meu assombro foi tal que iniciei um planejamento para viajar e dormir na antartica no auge do verão, para ver com os meus próprios olhos, se eu conseguir executar e registrar este projeto, eu avisarei e divulgarei. Mas mesmo assim não provará que a terra é plana, mas desmontará a estorinha fajuta de que o polo sul é igual ao polo norte.

    • Osvaldo Pereira Júnior

      Não consigo engolir de jeito nenhum a teoria da terra plana apesar de respeitar quem defende.

      É uma discussão em aberto assim como a do homosexualismo ser ou não um distúrbio.

      • Alexandre Ávila

        Primeiramente, deixo claro que não defendo a teoria da terra plana, mas investiguei sobre o assunto, e concluí que seria possível. E isto me deixou um tanto assombrado. Só isto!

        • Osvaldo Pereira Júnior

          Sim é possível. Por isso é uma discussão em aberto.

    • Forkert

      Numa esfera, não importa onde você esteja, uma bússola que sempre aponta para o polo norte, nunca apontará para o polo sul, mesmo se você estiver exatamente em cima do polo sul. E toda e qualquer bússola sempre aponta para o polo norte magnético.

      • roque eugenio stangler oliveir

        OOOOOOOOPS! uma das pontas da agulha magnetizada da bussula aponta para o norte e a outra para o sul, pois se alinha com o campo magnetico da terra.OBRIGATORIAMENTE se uma ponta é o norte a outra é o sul.As linhas do campo magnetico da terra partem de um polo e vão até o outro, com pequenas distorções devido aos materias das varias regiões de seu percurso,minerais com susceptibilidade magnetica.O NORTE MAGNETICO DA TERRA varia minimamente de tempos em tempos, e se sabe um fator de correção para cada data de medição,com relação ao NORTE GEOGRAFICO.( fiz duas postagens para o sr e elas sumiram)

        • Forkert

          O que aprendemos na escola é que quando estamos olhando para o norte o sul é exatamente na nossa nuca, certo? Não importa em que lugar estejamos sobre a terra, se estiver olhando pro norte o sul está na sua nuca. E isso infelizmente não acontece numa esfera. Coloque uma bússola no chão como na figura. Esta bússola estará apontando para o polo norte, certo? A outra ponta da agulha estará apontando para o polo sul, não é? https://uploads.disquscdn.com/images/d0b87be2e8e9bfac177f8bccf6f9a51feba00a5955b72d37fbe8b271289a32b7.jpg

          Numa esfera ou globo, quanto mais você se aproximar do polo Norte a ponta da agulha sul se afastará cada vez mais do polo sul. Aliás, nem mesmo a agulha norte nunca apontará para o polo norte numa esfera. Se a bússola estiver situada exatamente sobre o polo norte magnético, ela teria que furar o chão da bússola para apontar para o polo norte que estaria exatamente na vertical em ângulo reto com o chão da bússola. E a outra a ponta sul da bússola estaria apontando para o espaço sideral em sentido diametralmente oposto ao polo sul. Hoje em dia tem essas bússolas esféricas onde a parte magnética fica imersa na água e portanto livre para apontar para o norte onde quer que este esteja. Então imagine um avião passando exatamente sobre o polo norte com uma bússola dessas. Imaginou? Pois é… o norte da bússola esférica estaria apontando exatamente para o chão do avião e o sul da bússola esférica para o teto do avião apontando portanto para o espaço sideral, exatamente em sentido oposto ao polo sul.

          • roque eugenio stangler oliveir

            Como falei, o campo magnetico da terra é formado por “linhas” que vão de um polo a outro, A bússula nada mais é que um imã, pode ser uma agulha de aço magnetizada para facilitar, e ela se alinha com as chamadas linhas de força que vão de um polo a outro.quanto mais distante da superficie da terra mais fracas,mais fraco é o campo magnetico, mas sempre existirá, mesmo fraco, e a agulha vai tender a se alinhar do melhor modo possivel.. Estude Fisica ,MAGNETISMO e compreendera o funcionamento da bussula,como os metais com susceptibilidade magnetica se comportam imersos num campo magnetico.
            São conhecimentos elementares e estes comportamentos se verificam no espaço, e teoricamente em todo o universo.

          • Forkert

            Ah, sorry, eu não sabia que você tinha estudado física e magnetismo e portanto compreendido magistralmente o funcionamento de uma “bussula”, desculpe-me tê-lo incomodado com minha ignorância, mestre.

            Quanto menos Ego mais Comhecimento.
            Quanto mais Ego menos Conhecimento. Albert Einstein

        • Forkert
      • Alexandre Ávila

        Olha, conhecimentos teóricos são muito interessantes, mas não respondem certas questões: 1ª por que nunca ninguém atravessou o continente antártico nem por terra, nem por ar, não há registro, só tentativas fracassadas?; 2ª por que faz noite em pleno verão na antártica? e por que os registros mostram sol de 24h, no verão, como acontece no polo norte, pois assim deve ser devido a presumida esfericidade da terra? esta anomalia do sol no polo sul pode ser verificada a olho nu e por que ninguém fica surpreso?

        • Forkert

          Também não houve nunca um sobrevôo circulando o globo terrestre, no Sentido NORTE – SUL / SUL – NORTE. As Navegações ou sobrevôos que existiram até o momento somente foram OESTE – LESTE ou vice-versa.

        • Forkert

          Exatamente. Por quê será que isto praticamente nunca foi discutido nem mesmo aventado nas escolas e no meio acadêmico, não é verdade? Durante milênios o homem se locomoveu por terra e água baseado em cálculos de uma terra plana, e não num globo, que gira a 1600 km/h, que somente a partir do final do século XV, começou a ser um “consenso científico”, sendo que o próprio conceito de consenso científico, não tem nada a ver com a ciência. Por quê será que à terra foi dado o nome PLANETA e não Esfereta ou Globeta?

  • Osvaldo Pereira Júnior

    Eu também não tenho respostas mas se fosse para apostar o meu dinheiro apostaria em;

    1- Teoria da evolução é uma fraude
    2- Geocentrismo é uma fraude
    3- Terra plana é uma fraude
    4- Fico com Albert Einstein

    Posso até estar errado mas minha aposta seria essa.

    • Ricardo

      Concordo com 1-2-3. 4, não sei.

    • roque eugenio stangler oliveir

      aposto
      teoria evolução correta
      heliocentrismo
      Einstein
      TERRA PLANA FRAUDE constatavel com conhecimentos de trigonometria e milhares de outroso estudo das mares,interferencia de campos gravitacionais da lua e sol,balistica..conhecimentos elementares de fisica e matematica de nivel medio.Aceitar isto ou estudar um pouquinho o assunto.

      • Forkert

        Quão pouquinho você estudou o assunto, Roque, para aceitar isto?

        • roque eugenio stangler oliveir

          As informações que tenho e conhecimentos que vou aprimorando,não me permitem ter coisas como “aceitas” , imutáveis,ao longo da existência vou estudando e dando uma melhorada.
          “QUÃO POUQUINHO” é uma expressão relativa, e nada diz, pois teria que estar referenciada, e pode ser muito ou pouquinho como o sr diz, dependendo da referencia, se quiser mesmo saber, especifique bem e tentarei lhe informar.
          QUANTO A VELOCIDADE ANGULAR, ELA NÃO DIFERE FORA DA LINHA DO EQUADOR, POIS DIZ RESPEITO AO “ângulo descrito e a unidade de tempo”
          Km / h não define velocidade angular.
          Obrigado por perguntar,pois se “me perguntam logo existo”

          • Forkert

            Então porque usou esta expressão: “Aceitar isto ou estudar um pouquinho o assunto?” É exatamente por isso que formulei a minha pergunta: o quão pouco você estudou o assunto para aceitá-lo como verdade. A respeito da velocidade angular você tem razão. Mas o ponto exatamente em cima do polo, na marca zero tende a velocidade zero. É de lá que todos os meridianos saem. Não é isso? Qual seria na sua opinião o fuso horário exatamente no polo norte ou sul? Como você acertaria o seu relógio no polo norte ou no polo sul, se todos os meridianos têm origem nestes dois pontos?

          • roque eugenio stangler oliveir

            kkk..levaria relogios acertados.com uma referencia UTC ou GMT,não pretendo ir lá e acertar relógio,claro se por acaso alguem estivesse por lá,sem radio,celular, vi satelite,GPS, ou astrolabio,então de novo a criatividade entra em ação: faria uma circunferencia no chão,assinalando o centro, dividiria esta em 24 partes,cada parte seria uma hora,quando o sol coincidisse nno final da vigésima quarta divisão,estariam as 24 horas definidas,teria que arbitrar a gosto a zero hora ou a hora inicial, caso estivesse esse alguém,mesmo perdido.

    • roque eugenio stangler oliveir

      voltei,trabalho com GOOGLE EARTH PRO, um aplicativo do google,GRATIS, falei GRATIS,, IMPERDIIIIVEL!para aplicações de medições de varios locais do planeta terra,e fazendo levantamentos de distancias,altitude do solo com relação ao nivel do mar, de varios locais, distancias,coordenadas geograficas, e depois me desloco fisicamente para os locais teóricamente já visualizados, e constato com incrivel precisão os dados de alturas do solo,montanhas distãncias, coordenadas tudo isso nos pontos determinados pelo mouse ou digitadas as coordenadas incrivel e emocionante.Uso para estudos de telecomunicações e fico muito chateado ao afirmarem que a terra é plana .
      O aplicativo é uma especie de tomografia da terra,da superficie com tudo que há “sobre a face da terra”,rios,montanhas,vales,arvores,cidades,ruas,podendo dar zoom,tomadas em 3D,edificios,cataratas, podendo “voar na altura que quiser, parar, admirar,subir,baixar,mares,ilhas,e não dá para mentir, ou falsear, pois é só fazer a medição no aplicativo e ir ao local e medir, até a largura das ruas,dimensões das casas alturas de pontos que desejar.É impossível fraudar, pois é so fazer as constatações do aplicativo no mundo real, nos locais que puder ir, ou já conheçacomprimento das ruas

      Agora falo para Alexandre, sobre o sol nos polos, e neste aplicativo que tentei descrever, há um dispositivo que o usuario pode determinar a hora do dia ,zero hora a 24hs

      • Alexandre Ávila

        Infelizmente não serve pra mim, preciso verificar pessoalmente.

        • roque eugenio stangler oliveir

          Ok,mas se quiser não custa verificar ,como Pitagoras fez, Tales de Mileto, mediu a altura das piramides sem subir lá, usando o sol e as projeções,uma varinha e um pouquinho de aritmética.postei mas não saiu,o aplicativo permite visualisar como se lá estivesse no polo onde v quiser,na altura que quiser e regule a hora do dia e observe as sombras nas montanhas, em alguns lugares em algumas horas é escuro como em qualquer lugar do planeta.antes de ir de corpo e alma vá de google e viva a experiencia, e depois se achar ,confira lá ao vivo e divulgue.Eu já conferi inumeros locais e conferem com grande exatidão.Sugiro olhar sobre um cara, PIRI REIS, o que ele foi, o que disse e os mapas que ele fez copiando como declara mas não se assuste, há coisas que a nossa vã filosofia desconhece ainda…

          • Alexandre Ávila

            Eu não descarto o conhecimento teórico, mas tenho uma atração pela aventura e o risco, pois no final a recompensa é grande para a visão e os demais sentidos, mas principalmente para o espírito.

          • roque eugenio stangler oliveir

            concordo,boa sorte!

      • Forkert

        Conforme a NASA a terra gira a 1600 km/h na altura do equador. Conforme formos nos afastando do equador, a velocidade angular vai diminuindo. Nos trópicos de Câncer e Capricórnio já é bem menor. Nos círculos Polares menor ainda. Portanto, se você se posicionar exatamente sobre o Polo Norte, ou sobre o Polo Sul esta velocidade angular se reduz a zero. Então, não dá pra acertar relógio nenhum exatamente em cima dos polos. No ponto exatamente em cima dos Polos a Terra não gira, pois todas as latitudes ou meridianos, que determinam os horários partem desses pontos.

    • Forkert

      Eu se fosse você, apostaria que Einstein também foi uma fraude.

      • roque eugenio stangler oliveir

        IMPORTA O QUE ELE DISSE, SE FUNCIONA OU NÃO.SE VERDADEIRO OU NÃO, SE LIDEROU CORRENTE, NÃO INFLUI NO CONHECIMENTO , MAS, OLHE, O CARA “SABIA DAS COISAS”,TEM GENTE QUE USA AS “CONTAS” DELE,ATÉ HOJE…VOCÊ JÁ OUVIU SÔBRE “AÇÃO FANTASMAGÓRICA A DISTÂNCIA”, QUE ASSIM ELE FALOU QUANDO TOMOU CONHECIMENTO DO FENÔMENO.
        O cara é muito bom mesmo, ele calculou a ação da gravidade sôbre a luz,e num eclipse ele calculou onde a sombra da lua deveria estar em tal hora do dia, a imprensa europeia na época foi conferir no dia e no local, ERA UMA POLÊMICA,e ACONTECEU! Conforme a “CONTA” matemática que ele fez considerando a massa da terra desviando a luz do sol, BINGO, aali mesmo.
        Em meio a alguns repórteres, um deles lhe perguntou:

        -EINSTEIN,e se isso não acontecesse?O que faria?
        e o douto lhe respondeu:
        -EU TERIA PENA DO CRIADOR!

        Com corrente ou sem corrente ele tinha razão e era muito sábio.Foi barrado na escola primaria por ser considerado incapaz mentalmente.
        Imagina então se ele fosse capaz…

    • Igor

      Quem te perguntou alguma coisa?

  • Odilon Rocha

    “Não sinto nenhuma urgência de alcançar uma resposta para essas questões e, se morrer em estado de dúvida, não me sentirei nem um pouco desconfortável por isso”.
    Com essa frase o senhor, caro Professor, acabou de concordar com a sobrevivência da alma, como pensava Sócrates.
    Penso que o senhor e ele estão certos; …bem certos.

    • Osvaldo Pereira Júnior

      Devemos buscar a verdade mas sempre abertos para refletirmos com opiniões divergentes desde que sejam opiniões também baseadas na busca da verdade e não por achismos ou doutrinação ideológica.

  • Rafael

    1 – Evolucionismo: Amplamente comprovado, e a teoria mais plausível.
    2 – Heliocentrismo
    3 – Terra esférica,
    4 – Tesla.

  • Robson La Luna Di Cola

    E Elvis Presley, está vivo?

  • D. C.

    Descanso minha mente ainda jovem sobre estas mesmas interrogações do senhor, ao abster-me da tentativa já mastigada de comentar este artigo com respostas enumeradas. Não por preguiça mental. Por tato. Tato para um mínimo de bom senso ser canalizado na destreza das mãos e conseguir deslocar o barquinho longe desse mar Freireano, para pescar questões cujas respostas – e o proprio trabalho em obtê-la – supram a necessidade urgente de transformação dessa cultura universitária atual.
    Sobre “consenso científico”, o mesmo deveria emergir das verdades já constatadas sobre o objeto a ser pesquisado. O que eles estão fazendo é desperdiçar o termo ao usá-lo em uma subjetividade embasada em migalhas de informações, tomando o próprio consenso como berço da retórica que se torna o próprio objeto em si.
    No mais, precisa-se antes de um senso razoável para mediar ultimatos científicos e a prática da maiêutica; o primeiro, não levado sem importância, mas com o filtro necessário para o que é realmente útil e/ou para o que não atrapalha o exercício da segunda.

  • Forkert

    Terra plana ou não, esférica ou não, tem que ter muita imaginação e uma muito fértil pra acreditar que a terra gira a 1600 km/h na linha do equador no sentido oeste leste como a NASA nos informa.

    • roque eugenio stangler oliveir

      velocidade angular é ANGULO DESCRITO na UNIDADE DE TEMPO
      Km/h não define velocidade angular,dá uma olhadinha, tá?

      • Forkert

        Sorry, ok? Velocidade de rotação. Já tirei o angular.

  • Forkert

    Se há consenso não é CIÊNCIA. Se é CIÊNCIA, não há consenso.

  • Forkert

    Nenhuma TEORIA pode ser considerada ser uma FRAUDE. A FRAUDE está em fazer as pessoas CRER, que TEORIA É CIÊNCIA.

  • Mauricio Ricardo Pinheiro

    Realmente sob o aspecto da filosofia pura, os temas são realmente complexos, realmente podem gerar dúvidas e falta de respostas. Como engenheiro, homem de fortes convicções técnicas, os três primeiros não me causam dúvidas, mas o quarto item é apaixonante!

  • Clementino Zelador

    Terra plana é apenas um delírio bem apresentado e fundamentado.
    Mas continua sendo um delírio.

  • Clementino Zelador

    E Tesla apenas fazia brincadeiras colegiais com o campo magnético.

  • Forkert

    Com duas coisas essenciais o senhor, professor Olavo, necessariamente terá que concordar: “Teoria não é ciência”. Com a segunda já concordou no final do seu artigo: “Se há consenso não é ciência. Se é ciência não há consenso”. A propósito, se não se sente desconfortável de partir dessa vida na ignorância, por que então colocou esta citação no início do parágrafo 15 do Jardim das Aflições (pág. 101): “Il faut que nous sachions bien que la menace pesant sur nous tous n’est pas seulement de mourir, c’est de mourir comme des imbéciles” (Georges Bernanos), que está em total contradição com sua afirmação atual?

    • Israel M Z

      Forkert, nitidamente um imbecil completo você não é, mas porque especificamente argumenta com uma lógica tola em sua colocação? A frase “Il faut que nous sachions bien que la menace pesant sur nous tous n’est pas seulement de mourir, c’est de mourir comme des imbéciles”, refere-se nitidamente a temer morrer como um tolo mais do que a morte em si. Tolo e ignorante, são coisaa que mesmo aqueles que divergem do Olavo (seja qual for a questão) sabem que ele não é nem de longe. E se persegue a Verdade e o fará até o fim da vida, não tenho dúvida, apenas comenta que especificamente nestas quatro questões não chega a nenhuma conclusão e que não tem interesse em dedicar o resto de seus dias a resolver nenhuma delas. Você por acaso é imortal? Terá tempo para estudar todos os fenômenos da natureza e ainda chegar a uma verdade incontestável sobre cada um? Ou quem sabe terá um conhecimento completo de toda a literatura mundial, podendo emitir argumentos incontestáveis sobre a alma de cada autor de cada língua? Ou você é limitado em tempo de vida e capacidade intelectual e reconhecendo ambas, dedica seu tempo mais a certas questões que lhe incomodam do que a outras? E concluindo: se não conhecer a verdade completa sobre toda a Criação posso escrever na sua lápide que aqui jaz um ignorante?

      • Forkert

        Na sua concepção quanto faltaria para que eu me torne um imbecil completo? Quando eu começar a “PERSEGUIR” a verdade? Além disso dirigi meus comentários e minha pergunta ao professor Olavo. E, como conheço o professor há muito tempo e li praticamente todos os seus livros, tenho certeza, que ele não precisa de porta-vozes malcriados, para defendê-lo.

        • Israel M Z

          Caro Forkert, malcriado sou mesmo e se isso feriu seus sentimentos lhe peço desculpas. E note que não o estava ofendendo, pelo contrário – se ler atentamente ao que escrevi, verá que digo por não o considerar um imbecil completo não entendo porque no último questionamento, de forma pública (isso não é uma conversa particular com o Olavo), e parecendo imputar-lhe sutilmente uma desunidade intelectual nessa questão particular, que de fato NÃO EXISTE claramente. E apesar de malcriado, sou também altamente “vacinado” contra sujeitos que tem interesse em difamar um trabalho honesto. Agora, me explique por favor: desde quando me fiz de porta-voz do Olavo, se isso é um canal aberto? E se sua pergunta era sincera (o que espero após sua indignação) se minha resposta foi suficiente a você. Por último por que perseguir a verdade lhe transformaria num imbecil completo?

          • Forkert

            Minds are like parachutes; they only work if they are open.

          • Israel M Z

            Fiz-lhe perguntas diretas e concisas e você me responde com essa citação genérica. Posso supor algumas possibilidades com isso:: você refere-se a questão inicial de nosso argumento e está explicando que sua mente aberta derivou uma curiosidade genuína sobre o artigo e pedia explicação mais precisa (nesse caso gostaria de saber se o que respondi lhe satisfez), ou implica que minha mente não funciona corretamente pois não está aberta a alguma possibilidade obscura à minha percepção (nesse caso fico realmente curioso e gostaria de ouvi-lo) ou quem sabe de forma pusilânime e afetada você tenta esquivar-se de minhas perguntas (o que temo me levaria do modo malcriado para o modo “cavalo”). Me ajude por favor.

          • Forkert

            I’m not a shrink. Thus I can’t help you in that matter. Sorry.

          • Israel M Z

            Logo percebi o cheirinho de excremento quando você começou a abrir a latrina que você insiste em chamar de boca.
            Porque todo sofista, quando dessmascarado, finge ares de superioridade intelectual?
            Você leu muitos livros? Não duvido, nem um pouco Pena que não aliou a sua leitura um pouco de experiência real, que teria teria te impedido de cometer o erro de utilizar um argumento isolado fora do contexto em que se encontra o autor. Atualmente você mais parece um chimpanzé que ensinaram a ler e repetir o que leu.
            O que falta para você ser um imbecil completo? Talvez tirar um diploma de doutô na USP e ficar com seus amiguinhos sofisitcados peidando pela boca e arrancando elogios pelo seu vasto “conhecimento”.
            E pra concluir vai dar meia hora de bunda pro seu macho, que nisso pode ser que você seja bom.

  • Forkert

    Desde quando, professor Olavo, o senhor começou a levar em consideração aquilo que o meio acadêmico nacional pensa a respeito de suas opiniões e utilizar estas mesmas opiniões detrimentosas que eles têm contra o senhor, como justificativa para não expressar aquilo em que o senhor acredita?

  • J. H. Montans Condé

    Essas questões para as quais o professor diz não ter nenhuma opinião formada são objetos de minhas atuais indagações. Não tenho nenhuma certeza sobre Terra Plana, Geocentrismo e Criacionismo, porém tenho opiniões formadas a partir de investigações que tenho feito nos últimos tempos.
    Em minha opinião, a terra é plana, estática e o sol descreve um movimento em espiral, aproximando-se e se afastando do centro ( o Ártico).
    Os gregos, entre eles Aristóteles, que aventaram a hipótese de uma hipótese da curvatura na superfície terrestre estavam enganados, e Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, Einstein e Stephen Hawking simplesmente pregaram mentiras.
    Opiniões existem para serem mudadas e sou um ser mutante, mas no momento minha opinião é esta, logicamente com base em opiniões sérias e não em achômetros das redes.

  • Marcell

    ISAIAS 40:22: Há Alguém que mora acima do círculo* da terra,+
    E seus habitantes são como gafanhotos.
    Ele estende os céus como um véu fino
    E os estica como uma tenda para morar