1. Cultura
  2. Internacional

Vance Packard, globalismo e incultura

26 de agosto de 2017 - 16:45:09

A mais nefasta consequência da incultura é levar milhões de pessoas a julgar questões de envergadura mundial à luz da sua experiência rotineira e vulgar, seja pessoal, seja profissional. São essas pessoas as que rotulam de “teoria da conspiração” tudo o que escape do seu estreito horizonte de consciência reforçado pelas impressões recebidas cotidianamente da mídia popular e das conversações fúteis no ambiente de trabalho.

Esses indivíduos são, por omissão, tão culpados de todas as grandes tragédias históricas quanto aqueles que as produziram por suas ações e decisões.

Referi-me ontem, de passagem, aos livros de Vance Packard. Entre os anos 50 e 70 do século passado, esse pesquisador emérito divulgou todos os esforços de cientistas a serviço da elite global para dotá-la de instrumentos capazes não só de manipular e ludibriar as massas como bem desejasse, mas de demolir e reconstruir os seres humanos para torná-los dóceis ao seu comando.

Se os autoproclamados cristãos, patriotas e conservadores não achassem tudo isso demasiado distante do seu mundinho cotidiano — e da politica cotidiana — para poder ser real, esses projetos megalomaníacos poderiam ter sido abortados em tempo. Agora é tarde. A sociedade integralmente planejada e administrada já é uma realidade, apenas coexistindo com um resíduo da antiga sociedade normal, cada vez menos hostil e mais subserviente.

  • Luiz F Moran

    Leiam ” A abolição do homem ” de C.S. Lewis.

    • Forkert

      Boa! Mas não dá mais tempo. O negócio é ler um sumário ou melhor um “clipping” de tudo isso que está afligindo os povos de todas as nações há pelo menos 5 séculos. Eu recomendo “The Rulers of Evil” de Tupper Saucy. Download grátis em pdf. Em inglês.

  • Robson La Luna Di Cola

    Acho que ainda pagamos o preço pela maior desgraça da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Que destruiu um Continente inteiro. E construiu dois cemitérios com centenas de milhares de cadáveres torrados, em alguns segundos, em Hiroshima e Nagasaki. A primeira geração que cresceu ouvindo dos próprios sobreviventes os acontecimentos terríveis pelos quais passaram, formou a geração ‘Paz e Amor, bicho”. Hoje, as democracias europeias se submete à UE, em busca da centralização de poder, que é uma alternativa para um planeta pacificado. É o planeta ‘1984″. Este é o sonho de muita gente: uma ditadura global que garantirá a paz, pão e circo. Quem disse que o mundo e as pessoas mudam?

    • Forkert

      Quando é que houve alguma democracia na Europa? Aliás, democracia nunca existiu em lugar algum. Esse papo de democracia, é uma estratégia criada pelos poderosos, para fazer os povos crer, ou criar neles a ilusão, que eles têm, através do voto, algum poder de eleger ou destituir seus representantes. Mas aqueles que realmente detém o poder, não são aqueles que elegemos pelo voto e, que chamamos de nossos representantes, porém, aqueles dos quais “nossos representantes” são meras marionetes. Isso é mundial. Olho vivo é o que nos mais falta: Tudo aquilo ou aqueles, que desunem os cidadãos comuns pagadores de impostos, não estão, na verdade, nos ajudando em nada. Nós é que financiamos tudo isso. Portanto nós somos os patrões e não eles. Nós somos as autoridades e não eles. Eles enganaram os povos, nos fizeram crer que ELES TÊM AUTORIDADE SOBRE NÓS. É esta a VERDADE, para a qual precisamos urgentemente acordar.

      • Robson La Luna Di Cola

        Conforme já comentei mais de uma vez por aqui: o mundo sempre foi, e sempre será governado pelos ricos e poderosos. Quando me referi às democracias, falei no sentido nominal. Votos se compram em todas as esferas de nossa sociedade. Com promessas de cargos e benefícios. Ou como eu ví após um comício em minha cidade, os candidatos a prefeito e vereador, descerem do palanque e colocarem notas de R$50,00 nos bolsos dos espectadores…

      • Rafael

        Tudo aquilo que visa aumentar a participação popular é logo taxada de socialista/comunista, os povos que se rebelam ao imperialismo tornam-se párias mundiais, então realmente fica dificil falar em democracia.

      • Vavá

        Como o Professor já cansou de explicar, quem o controla os meios de ação tem o poder sobre o resto da população.
        Só quem se organiza pode aspirar tomar os meios de ação e fazer alguma diferença.
        A massa atomizada não tem a menor condição de ter autoridade sobre qualquer coisa.
        Pode no máximo esperniar de vez em quando, à exemplo das manifestações de 2013. Mas uma vez feita a catarse, volta tudo ao normal.

  • Forkert

    Acuse, sempre e ininterruptamente, seus inimigos de estarem fazendo o que, na realidade você está. Confundir o inimigo e o público: esta é a tarefa, enquanto se faz o que deve ser feito! (Vladimir Ilyitchulianov) – Lenin 1870-1924

    Não é mesmo professor?

    • Israel M Z

      Difícil compreender o que um degenenado quer dizer.

      Por favor tente escapulir de sua loucura e, se possível, explicar a esse humilde homem mortal o que você quer dizer.

      E limpa a porra do canto da boca que odeio bafo de pederasta.

  • Osvaldo Pereira Júnior

    O mais engraçado é que ao mesmo tempo que as pessoas são proibidas de ter armas para se defenderem, de falar livremente o que pensam sem serem rotuladas, de serem obrigadas a tratar verdadeiras doenças psíquicas como por exemplo o homosexualismo como algo normal e saudável, mais essas pessoas se consideram livres.

    Em breve nem mesmo família, comer carne ou ter dinheiro em espécie as pessoas poderão ter e continuarão achando que estarão ainda mais livres.

    É a ditadura perfeita!

    E olha que a elite ainda nem desenvolveu a droga perfeita e nem os drones espiões que estarão presentes em todos os lugares ainda.

    • Forkert

      E você acha que o professor Olavo de Carvalho não sabe disso? O que é mais engraçado ainda, é o professor defender algo que nunca existiu, isto é A DEMOCRACIA! Até mesmo a esquerda e a direita, são puro jogo de cena para nos manter entretidos em discussões partidárias, enquanto os verdadeiros detentores do poder continuam nos tirando a liberdade cada vez mais. Não há mais liberdade. A vigilância é total. É disso que o professor deveria nos alertar. Mas não é isso que ele faz. Por quê será?

      • Israel M Z

        A democracia nunca existiu seu imbecil?

        Por acaso já se perguntou por que a democracia funcionou tão bem nos primórdios dos Estados Unidos da América? Será que era devido ao fato de o povo comum ser extremamente instruído e cristão? Será que hoje lá realmente acontece o que você diz pela falência no ensino público e afastamento da sociedade de suas tradições cristãs?

        E você se diz seguidor de longa data do Olavo, porca miséria! Desde quando ele não alerta para a falta de liberdade cada vez mais esmagadora e para o imenso e crescente poder das elites globalistas?

        Posso concluir duas coisas ou você é um mentiroso descarado (daqueles que fazem um cafetão de beira de estrada parecer um homem de virtudes) ou você é um completo analfabeto que leu tudo o que o Olavo escreveu desde os anos noventa e não entendeu nada.

        Qual das duas opções você se encaixa ó grande pedaço de merda?

    • Robson La Luna Di Cola

      Acabou nossa privacidade. Câmeras instaladas em todos os cantos: lojas, ruas, rodovias (controle de velocidade), aeroportos, rodoviárias, etc. E os sites de busca? Após fazer uma pesquisa para comprar algum produto, começam a aparecer propagandas de lojas consultadas na tela do seu computador. Já chegamos em ‘1984″. O planeta Steve Jobs.

      • Osvaldo Pereira Júnior

        Tomei três multas no mesmo radar em um único mês. Tive minha CNH suspensa depois de 20 anos sem nunca ter tido problema nenhum apenas porque estava (isso é eles que estão falando) a 10 ou 15 quilômetros acima do permitido, sendo que eu sempre passei por aquele local em velocidades semelhantes ou até maiores e nunca tive problema nenhum.

        Ou seja, os caras roubam quase mil reais de você, atrapalham a sua vida durante 6 meses onde você é proibido de dirigir e você não tem o direito de fazer eles provar que você estava naquela velocidade.

        Uma foto onde seu veículo aparece não quer dizer absoluamente nada. Basta eles baterem uma foto do seu carro e colocar a velocidade que eles quiserem e pronto. Eles podem roubar a vontade e arruinar a vida de qualquer pessoa sem precisar provar absolutamente nada.

        Radar eletrônico é uma coisa inconstitucional pois basta tirar uma foto de qualquer carro e colocar a velocidade desejada para conseguir quanto dinheiro de multa o estado quiser. Isso é um absurdo e deveria ser proibido.

    • Rafael

      Rapaz, manera na paranoia.

  • Forkert

    The best way to control the opposition is to lead it ourselves. Lenin

    Esta eu não descobri através do senhor, professor Olavo.

    • Israel M Z

      Sério? Porque ele menciona isso a muito tempo.

      Ainda dá tempo de aprender a ler e escutar, só precisa de um pouco de humildade.

      Arruinaldo Azedinho é você?

    • Vavá

      kkkkkkkkkkkk ô fessor, como você não ensinou essa pra ele? O menino tá carente. Muito bem campeão! Achou uma frase de efeito do Lenin! Parabéns! Tome aqui a sua comenda!

  • Robson La Luna Di Cola

    Uma variável importante nesta questão é o enfraquecimento da fé religiosa. Principalmente do Cristianismo. Se não temos um poder TRANSCENDENTE para nos informar aquilo que é certo e aquilo que é errado, quem terá que fazê-lo? Um Estado poderoso. Se não temos um poder transcendente para nos dizer aquilo que é feio e aquilo que é belo, e qual o conhecimento que é relevante ou irrelevante, quem o fará? Os diretores de marketing das grandes corporações, e a grande mídia Chegamos ao planeta Blade Runner.

  • Jacson Calado

    Olavo a cada artigo que leio seu mais inteligente me sinto por que será? acho que é por que você uma pessoa de Deus entre tantas outras coisas Obrigado pela sua Existência.